Após criar um site ou blog usando o WordPress, há algumas providências importantes a serem tomadas, visando a ajustar sua funcionalidade e a aparência. No caso deste blog, os procedimentos realizados incluíram: (1) definição da aparência por meio da escolha de um TEMA; (2) inclusão de novas funcionalidades, por meio da instalação e habilitação de PLUGINS; (3) classificação das postagens por meio de CATEGORIAS e TAGS.
Todos os procedimentos são realizados utilizando o PAINEL de administração do WP, o qual é acessado por meio de login&senha. A partir daí, são usadas as opções de menu conforme descrito a seguir.
A escolha do TEMA dará a aparência do site e pode ser bastante interessante/divertido. No painel, acesse o menu APARÊNCIA e então TEMAS.
Para a inclusão de PLUGINS, utilize no menu as funções PLUGINS e PLUGINS INSTALADOS….
É importante suas postagens serem divididas em CATEGORIAS. Uma categoria é uma pequena descrição textual, em geral, uma palavra, que identifica um tópico de um grupo de postagens. No nosso caso, começamos pela categoria tecnologia. Como se trata de categoria muito ampla, é possível posteriormente criar SUBCATEGORIAS, como: storytelling, SQL, ML, entre outras.
Os TAGS também são rótulos de texto para classificar as postagens. Só que cada postagem só pode ter uma CATEGORIA, porém poderá ter diversos TAGS. Um ponto importante é que os TAGS podem facilitar os mecanismos de busca para acharem seu site.
A utilização de PLUGINS é muito importante também. Aos interessados, sugiro pesquisarem os seguintes:
- ALL-IN-ONE WP MIGRATION: permite fazer backup do conteúdo de seu site WP. Muito importante, pois te permite criar uma cópia do seu site em uma instalação local em sua máquina.
- DATABASE BROWSER: permite consultar todos os registros das tabelas do banco de dados MySQL do seu site WP. É importante para quem for desenvolver seu próprio PLUGIN.
- ALL-IN-ONE-INTRANET: caso deseje que seu site permaneça fechado para o público. Por meio deste PLUGIN, a primeira tela que seu site mostra é a pergunta por LOGIN-SENHA.
- HIDE ADMIN BAR BASED ON USER ROLES: este plugin é muito útil para esconder a barra de administração de acordo com o perfil do usuário logado. Assim, vc pode programar para que o visitante não logado não tenha acesso à área de administração do blog. Muito útil.
- ASKIMET ANTI-SPAM: caso seu site permita comentários nas postagens, então esse PLUGIN é importante para fins de segurança.
Referência: “WordPress – the missing manual“, by Matthew MacDonald