Quinta-feira, dia 17 de Outubro de 2019
HyperLink

QUESTÕES FREQUENTES E NÃO-FREQUENTES


Q-1) Prá que serve este site?

Q-2) Prá que servem todas aquelas tabelas?

Q-3) Quando eu clico no código de uma ação, o que acontece?

Q-4) Há uma máquina que sugere compras e vendas? Como funciona?

Q-5) E se a máquina me fizer ter prejuízo, quem se responsabiliza?

Q-6) O que são aqueles números nas tabelas? Prá que servem?


Q-1) PRÁ QUE SERVE ESTE SITE?

  • A principal finalidade deste site é rastrear novos negócios!!
  • Outra finalidade do site é apresentar informações referentes ao mercado de ações da BOVESPA, de modo a auxiliar na seleção de papeis.
  • Veja que a página inicial tem um resumo de tudo o que está disponível no site. Há também links para as páginas da BOVESPA e da BMF, para páginas de noticiários, entre outras.

Q-2) PRÁ QUE SERVEM TODAS AQUELAS TABELAS?

Na página inicial, há links para diversas páginas, cada uma com um conjunto de informações. A função de cada página é a seguinte:

  • ÍNDICES DE AÇÕES: relaciona numa tabela os índices computados pela BMF-BOVESPA, e as informações de valor, volume negociado e outros valores, conforme descrição.
  • TODAS AS AÇÕES: relaciona todas as ações (e também os FII – fundos de investimento imobiliário), indicando o status do rastreamento de compra e venda. O ordenamento das linhas é dada pela coluna status e pelo volume médio dos últimos 10 pregões.
  • FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO: relaciona todos os FII, numa tabela com formato semelhante àquele da tabela de todas as ações.
  • RASTREAMENTO DE PAPEIS: a página mostra duas tabelas, uma para a lista de papeis que estão próximas de “dar compra” no próximo pregão, e outra para os papeis próximos de “dar venda”.
  • SETORES ECONÔMICOS: permite ao usuário selecionar um grupo de papeis pertencentes a um mesmo setor econômico (na verdade, utiliza-se a informação de subsetor, dada pela BOVESPA).
  • RESUMO EM GRÁFICOS: apresenta os gráficos das ações que mais subiram no dia anterior, as que mais desceram, as maiores variações de volume, e assim por diante. A novidade é mostrar uma lista de gráficos.
  • MAPA DE DIVIDENDOS: mostra os principais dividendos pagos em anos anteriores, mas em mês equivalente ao mês corrente. A ideia é descobrir e tentar se aproveitar de possíveis dividendos a serem pagos no período em curso.
Topo

Q-3) QUANDO EU CLICO NO CÓDIGO DE UMA AÇÃO, O QUE ACONTECE?





Q-4) HÁ UMA MÁQUINA SUGERINDO COMPRAS E VENDAS? COMO FUNCIONA?





Q-5) E SE A MÁQUINA ME FIZER TER PREJUÍZO, QUEM SE RESPONSABILIZA?





Q-6) O QUE SÃO AQUELES NÚMEROS NAS TABELAS? PRÁ QUE SERVEM?



CÓDIGO: é o código de negociação do papel na bolsa.

PREÇO: Informa o preço referente ao último negócio do dia anterior. Caso o pregão esteja aberto, informa o preço do papel em determinada hora.

HORA: horário da cotação atual (intraday). Se em branco, então as informações daquela ação referem-se ao fechamento do último dia útil.

OSC: Informa a oscilação percentual do preço do papel (ou intraday, ou do último pregão)

VOLUME: Informa o volume estimado para o fim do pregão atual. Ou seja, é o volume intraday, multiplicado por um fator que permita estimar o volume ao fim do pregão. Caso não haja ainda informações intraday (ou seja, se a coluna HORA estiver em branco), apresenta o volume médio dos últimos 10 pregões.

OSCVOL: Informa a oscilação de volume, ou seja, por qual percentual o volume de hoje supera o volume médio dos últimos 10 pregões. Portanto, esta coluna permite saber se um papel está sendo muito negociado no mercado.

PRKFM: Informa um limite de preço visando a compra ou venda do papel. Assim, se o preço hoje subir e superar PRKFM, então o papel passa a ser candidato para compra. Por outro lado, se o preço hoje cair e se tornar inferior a PRKFM, então o papel seria candidato a venda (ou melhor, seria candidato a fechar a posição comprada). O método de cálculo (MM-Kaufman) utiliza média móvel adaptativa de Perry Kaufman, com testes e adaptações nossas.

LIMKFM: é a diferença percentual entre PREÇO e PRKFM. Este valor é importante pois indica o quanto o preço atual tem que subir, ou descer, para gerar uma indicação de compra, ou de venda.

ESTOC:

MM120D:

MM20D:

YIELD1A:

STATUS: esta variável é muito útil, pois indica o resultado da máquina de rastreamento de compras e vendas. Esta máquina rastreia dois critérios para definir 'compra' e apenas um critério para definir 'venda'. Assim, há quatro possíveis indicações para cada papel:

  • COMPRA:
    Ocorre para as ações que estao aguardando 'compra', nos casos em que o preço intradiário de hoje (coluna Preço) superar o preço limite (ou PREÇO > PRKFM), e, além disso, se o volume intradiário indicar que o volume de hoje superará o volume médio dos últimos 10 pregões.
  • VENDA:
    Ocorre para as ações que já deram 'compra', nos casos em que o preço intradiário de hoje cair abaixo do preço limite (ou PREÇO < PRKFM). Não há verificação do volume neste caso.
  • preço:
    Ocorre para as ações que estão aguardando 'compra', nos casos em que apenas o requisito 'preço' foi preenchido. Ou seja, esta indicação ocorre se o preço intradiário de hoje houver superado o limite para compra (ou PREÇO > PRKFM), porém com volume intradiário abaixo da média dos últimos 10 pregões.
  • vol:
    Ocorre para as ações que estão aguardando 'compra', nos casos em que apenas o requisito 'volume' foi preenchido. Mas, como saber, no meio do dia, que o volume de hoje superará o volume médio? Para apurar esta indicação, o programa (i) estima o volume ao fim do pregão atual, a partir do volume intradiário atual, e então (ii) compara com o volume médio dos últimos 10 pregões, para sinalizar se o volume estimado supera o volume médio.

Topo